Páginas

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Contos de fadas e histórias Infantis.





Um dia desses assistindo ao programa “Amor e Sexo” (20/09) da Rede Globo com a Fernanda Lima, onde um dos assuntos eram os contos de Fadas e as histórias de infantis,como Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel entre outras, tratava da questão se as pessoas eram favoráveis a esses contos nos dias de Hoje ou não.

Pois Bem, no desenrolar da conversa a maioria dos convidados concordavam que é importante e faz parte da infância, mas alguns discordavam disso. A Psicanalista Regina Navarro, por exemplo, disse ,com outras palavras, que esses contos em relação às meninas fazem com que elas cresçam numa posição submissa, dependente de homem para ser feliz ou para ser completa, exemplificou na história da Cinderela sua opinião, pois a cinderela em sua história é o tipo de mulher que sofre calada, aceita tudo do jeito que é e por isso fica, a branca de neve se torna frágil e fica em coma até a aparição do seu príncipe, e assim foi sua defesa.

 

Bom, em análise a esse tema muitas são as opiniões, mas a maioria dos participantes discordou da psicanalista, claro!

Imagine você se essas e todas as outras histórias infantis forem deixadas pra trás, se nossas crianças forem criadas desde a 1ª infância com a verdade nua e crua, ou com histórias baseadas em fatos reais, ou mesmo com histórias com lição de moral que fuja do seu alcance e entendimento! Imagine você contando uma Historia de Jose de Alencar (Iracema) para uma criança de um aninho!? Que coisa não?! Imagine ainda você cortar o barato dela dizendo que Papai Noel, a Fada do dente, que os Super-Heróis não passam de uma mentira! Se ela deixar de acreditar nisso tem que ser por vontade e não por imposição dos outros, ou porque algum adulto frustrado fez questão de cortar seu barato.

Penso que para cada tempo, para cada idade existirão os momentos da fantasia e da realidade, claro que as mães não deixarão suas filhas crescerem com a ilusão de que os homens são príncipes perfeitos, que chegarão num cavalo branco ou lhes farão despertar do sono eterno com um beijo apaixonado, ou ainda que baste um pó do “Pirlimpimpim” para que seu desejo se realize. Claro que não, até mesmo porque o mundo real se encarrega de mostrar os sucessos e fracassos da vida. Desde a creche ou da pré-escola a criança vai tendo sua própria visão de mundo, e com o auxilio imprescindível dos pais vai sendo moldado para uma vida real saudável e com o pé no chão.

Acredito que não são contos de fada e mundo encantado de histórias infantis que faz da mulher frágil, submissa ou qualquer outra coisa, mas a realidade na qual ela foi criada, instruída e formada. Uma menina que cresce vendo sua mãe sofrer por medo do mundo pode ser muito mais influenciada do que se ouvir contos de fada, ou simplesmente esta mesma menina pode crescer com a sede de ser diferente de sua mãe, pode crescer com a determinação e perseverança que faltou em sua mãe. Acredito que a superproteção dos pais pode tornar toda e qualquer criança, independente de sexo, muito mais vulnerável ao mundo do que a história da Cinderela e todas as outras.

A meu ver, se deixarmos essas historinhas e lado só tornaremos o mundo das nossas crianças menos colorido e mais difícil no passar dos dias, afinal já basta toda a crueldade e frieza do mundo real, toda a tecnologia que chega, em muitos casos,  a viciar a vida dos jovens, se ainda tirarmos o pouco de fantasia que tem no mundo infantil aí sim posso dizer que será o fim.
No mundo de hoje um pouco de fantasia até para nós adultos faz bem, que dirá para as nossas crianças.


Fique a vontade para comentar!

Até!!!!

 (Imagens retirada do Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, fique a vontade, não se acanhe! Obrigada pela Visita!!!!